Poucas desportistas sabem que existe, no Rio Grande do Norte, um Conselho de Esporte. Ausente nos últimos anos das decisões esportivas no Estado, o órgão realizou, na última quinta-feira, dia nove de novembro, sua eleição para escolher seu novo corpo diretivo. E por aclamação, Fernando Nesi, ex-jogador de basquete, que também foi presidente do América na década de 90, foi escolhido o novo presidente do Conselho. Dos 15 conselheiros, 12 estiveram presentes no dia da eleição, para dar posse ao desportista. “Foi uma satisfação muito grande ser eleito presidente do Conselho Estadual de Esporte. Por vários motivos, o órgão esteve afastado de suas reais funções e agora vou recuperar o tempo perdido. Como homem do esporte que sempre fui, não podia negar um chamado desses”, disse Nesi.
Mesmo com pouco tempo como presidente do CED, Fernando Nesi já tem projetos para o próximo ano, que será preciso da ajudar, não só do Governo Estadual, como também das prefeituras dos municípios do Rio Grande do Norte. Um Congresso, em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos do RN também está nos planos para 2011. “ Primeiramente quero implantar, com o apoio das prefeituras municipais, conselhos em todas as cidades do interior. Esse é um dos meus grandes projetos. Já acertei com Paulo Nogueira, presidente da Acern, um congresso da Abrace, que a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, para o próximo ano, afim de realizar palestras e cursos a nível nacional, para os jornalistas e radialista do nosso Estado. Essas são apenas algumas ações que estou querendo realizar”, revelou.
O mandato de presidente do Conselho é de dois anos, com a possibilidade de renovação por mais dois anos, totalizando quatro anos.
A Copa do Mundo de 2014, que tem Natal como uma das suas sedes, também será alvo do Conselho Estadual de Esportes. O presidente Fernando Nesi afirmou que vai tentar marcar uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, para oferecer os serviços do órgão como suporte para a Secretaria da Copa. Outro ponto que diz respeito ao Mundial em Natal é a demolição do ginásio Humberto Nesi, o Machadinho.
“ Por se tratar de um Conselho de Esporte, temos que estar envolvidos no processo da Copa aqui em Natal e é com esse intuito que vou tentar marcar uma audiência com a governadora eleita, Rosalba Ciarlini. Tenho planos também de elaborar um projeto para a construção de um ginásio na zona sul de Natal, já que com a demolição do Machadinho, caso a Copa seja confirmada para Natal vamos contar apenas com a praça esportiva Nélio Dias, na zona norte”, argumentou Fernando Nesi.
Tomaram posse, representando o Governo do Estado, além de Fernando Nesi os seguintes desportistas: Carlos Alberto Medeiros Galvão, Maeterlinck Rego Mendes, Igor Fernandes Ribeiro Dantas, Evândalo Emanoel de Macedo, Roberto Vital, João Pessoa, Roberto Luiz Menezes Cabral Fagundes, Francisco Gomes de Paiva e Carlos Homem de Siqueira Neto.
Como representante das entidades esportivas foram empossados: José Maxwell de Albuquerque, pelas Federações de Desportos Amadores; José Vanildo da Silva, pelas entidades estaduais de Administração Profissional; Paulo Nogueira da Silva, pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado; Luiz Marcos Fernandes Peixoto, pela Associação Norteriograndense de Professores de Educação Física; Rivanaldo de Freitas, pela Associação das Federações de Artes Marciais, e Ecildo Lopes de Oliveira, pela área de Desporto para Portadores de Deficiência.